
Referencial Teórico-Metodológico
A Rede ColaborAção Tocantins (RCT) adota, como seu referencial teórico-conceitual para a organização de sua proposta pedagógica, a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC), desenvolvida por Dermeval Saviani (2013) e outros educadores brasileiros. A PHC configura-se como um referencial teórico-metodológico essencial para a educação, ao superar visões fragmentadas e acríticas, propondo uma prática pedagógica comprometida com a transformação social e a emancipação humana. Fundamentada na compreensão da educação como um fenômeno histórico e social, a PHC reconhece que a escola está intrinsecamente ligada às relações de poder e às contradições da sociedade capitalista. Nesse sentido, ela se apresenta como um eixo central para a formação de professores e para a organização de práticas pedagógicas que visam à formação humana integral e emancipadora. A PHC parte do pressuposto de que a educação não é um processo neutro, mas uma prática social que pode tanto reproduzir as desigualdades quanto contribuir para a superação das estruturas opressoras.
Nessa perspectiva, a escola é entendida como um espaço de luta ideológica, onde os conhecimentos científicos, artísticos e culturais são mediados pelos professores para promover a compreensão crítica da realidade. A formação humana, nesse contexto, não se restringe à transmissão de conteúdos, mas busca desenvolver, nos estudantes, a capacidade de pensar criticamente, agir coletivamente e transformar a sociedade. O conhecimento científico, mediado de forma crítica e articulado com os saberes populares que perpassam a prática social do estudante, é um instrumento fundamental para a emancipação humana, permitindo a superação de visões ingênuas e imediatistas do mundo.
O trabalho educativo orientado pela PHC tem como objetivo produzir a humanização do homem, desenvolvendo nos estudantes as capacidades cognitivas, afetivas, éticas, estéticas e políticas necessárias para a transformação social. As práticas pedagógicas devem ser organizadas de maneira intencional, articulando o ensino dos conteúdos científicos com a reflexão crítica sobre a realidade social e promovendo a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem.
Nessa perspectiva, o ensino não se limita à transmissão de conhecimentos, mas busca promover a compreensão crítica da realidade e a capacidade de intervenção transformadora. Para tanto, é fundamental que os professores utilizem metodologias que valorizem a participação dos estudantes, o diálogo e a apreensão coletiva do conhecimento. Além disso, a PHC defende a organização do trabalho pedagógico de forma democrática e participativa, envolvendo todos os atores da comunidade escolar na construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Essa gestão democrática é essencial para garantir que a escola seja um espaço de formação, onde os estudantes possam desenvolver suas máximas potencialidades humanas e participar ativamente da vida social.
Na formação de professores, a PHC defende uma abordagem que vá além da técnica e da instrumentalização, promovendo a reflexão crítica sobre a prática docente e a compreensão das contradições sociais. A formação continuada, nesse contexto, deve ser organizada de modo a articular conhecimentos científicos, filosóficos e pedagógicos com as realidades concretas das escolas e comunidades. Os professores, formados como intelectuais orgânicos (Gramsci, 198?), devem atuar de forma consciente e comprometida com a superação das desigualdades sociais, assumindo seu papel político-pedagógico na promoção da emancipação intelectual dos estudantes.
Nesse sentido, a formação continuada de professores, proposta pelo Programa EducaTO, organiza-se de maneira a promover a apropriação crítica dos conhecimentos científicos, filosóficos e pedagógicos, articulando-os com as realidades concretas das escolas e das comunidades dos municípios tocantinenses. Desse modo, oferece momentos de estudo teórico, reflexão sobre a prática social, e elaboração de projetos pedagógicos que articulem os conhecimentos científicos com as realidades locais. Além disso, busca proporcionar aos(as) professores(as) a oportunidade de compartilhar experiências, debater, desafios e construir, coletivamente, soluções para os problemas enfrentados em suas escolas.
No contexto do EducaTO - Formação Continuada, Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação - a PHC é o referencial teórico-metodológico que orienta a organização dos módulos, as práticas pedagógicas e as atividades propostas. Cada módulo está estruturado de forma a promover a reflexão crítica sobre as temáticas abordadas, articulando os conhecimentos científicos com as práticas sociais locais e incentivando a participação dos professores na construção de soluções para os desafios educacionais. Além disso, a PHC também será o eixo central das discussões sobre o papel do professor como mediador político-pedagógico, a gestão democrática e participativa da escola e a promoção de práticas pedagógicas inclusivas e emancipadoras. A formação continuada proposta pretende capacitar professores(as), gestores(as) e equipes multiprofissionais para atuarem de forma crítica e reflexiva, contribuindo para a construção de uma educação pública de qualidade, socialmente referenciada, comprometida com a transformação social e a emancipação humana de professores e estudantes.
Para saber mais, acesse o Plano Pedagógico do Programa EducaTO/2025, disponível pelo link:
https://docs.uft.edu.br/s/5HmuQOaWQb-PrWyaEtKZ8g





