
Organização Operacional
O Programa EducaTO é uma das ações da Rede ColaborAção Tocantins (RCT) e tem a finalidade formar continuamente gestores pedagógicos, professores e demais profissionais que atuam na escola com vistas à otimização e sistematização dos processos de gestão e de práticas pedagógicas de alfabetização, formação leitora de produção escrita e conhecimentos matemáticos, visando o desenvolvimento da aprendizagem de estudantes regularmente matriculados nos sistemas e nas redes de ensino municipais no âmbito do território educacional do estado do Tocantins.
Nessa perspectiva, tem-se o objetivo geral de ofertar Formação Continuada, Acompanhamento, Monitoramento, Avaliação, Produção e Difusão do Conhecimento para fortalecer as aprendizagens relativas à alfabetização dos estudantes matriculados nas unidades escolares dos sistemas e redes de ensino municipais do estado do Tocantins que aderiram à Rede ColaborAção Tocantins.
Esse objetivo se desdobra em cinco objetivos específicos:
1. Ofertar formação continuada para profissionais docentes e equipe técnico-pedagógica que atuam na escola com vistas ao fortalecimento do en sino e aprendizagem relativa à recomposição da alfabetização, à formação leitora, produção escrita e aos conhecimentos matemáticos.
2. Promover encontros de formação continuada para profissionais que atuam no processo de gestão escolar, equipes multiprofissionais e agentes envolvidos na proteção e garantia de direitos dos estudantes da educação básica municipal do Estado do Tocantins, com vistas à sistematização da oferta escolar para a recomposição das aprendizagens e do estabeleci mento dos princípios de igualdade, inclusão e equidade.
3. Apoiar as escolas municipais no processo de sistematização e implementação de estratégias e instrumentos de planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação da organização do trabalho pedagógico visan do à constituição de metodologia específica para a promoção dos processos de gestão e da prática pedagógica para uma alfabetização de qualidade e, consequentemente, melhoria dos indicadores educacionais com resultados mais promissores.
4. Orientar e acompanhar a elaboração e implementação de um sistema de articulação intersetorial de políticas públicas voltadas para a proteção e garantia de direitos dos estudantes.
5. Orientar e acompanhar a implantação de fluxos para atuação da rede de proteção, em especial a equipe multiprofissional das unidades escolares, os agentes do Bolsa Família, os representantes da Assistência Social, da Saúde e do Conselho Tutelar, com o propósito de garantia do acesso, da inclusão, permanência, segurança dos estudantes nas escolas, tendo como foco a saúde mental e a aprendizagem com qualidade na etapa da alfabe tização, considerandos os princípios de igualdade e a equidade.